Fisioterapia

A Fisioterapia é uma ciência da saúde que busca compreender o movimento do corpo humano. Sendo a intervenção sobre o movimento dada em várias formas de expressão (alterações patológicas e cinético-funcionais, dentre outras) com o intuito de realizar a prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade.

A Fisioterapia tem várias áreas em que podemos atuar como: Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Uroginecologia, distúrbios Músculo Esquelética, Desorganizações Vestibulares, entre outros.

Hidroterapia

A Hidroterapia trata-se de uma modalidade terapêutica realizada pelo Fisioterapeuta, que utiliza as propriedades do meio líquido, com o objetivo de promover ganhos específicos que possam ser transferidos para o solo e, portanto, traduzidos em ganhos aplicáveis á vida diária de cada paciente. 

Por se tratar de um meio aquático, é considerado um recurso seguro e eficaz para o tratamento de disfunções musculoesqueléticas, pois a imersão em água aquecida promove redução da sobrecarga articular, relaxamento, melhora do quadro álgico, evolução do equilíbrio, capacidade funcional e consequentemente a qualidade de vida.

O ambiente aquático leva ao indivíduo sensação de relaxamento, leveza e liberdade tornando as sessões mais agradáveis e podendo proporcionar interação social, agindo no biopsicossocial do paciente.

Como em qualquer modalidade de tratamento, a Hidroterapia também tem suas contraindicações e em alguns casos são necessários precauções a fim de prevenir a proliferação de doenças e constrangimentos ao paciente.

Hidroginástica

A Hidroginástica é um conjunto de exercícios físicos executados na piscina, com ou sem material. O objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a amplitude articular, utilizando a resistência da água como sobrecarga.

 

Dentro da água o aluno é capaz de exercitar-se com mais conforto, a flutuação proporciona alívio do peso corporal.  Os exercícios na água aumentam o suprimento de sangue no músculos produzindo alívio da dor e espasmos musculares, desenvolve a força e a resistência muscular, ativa a circulação sanguínea, entre outros benefícios.

Na Clínica Equilíbrio a piscina é aquecida, o que proporciona bem-estar e relaxamento aos alunos. 


Acupuntura

A acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, com cerca de três mil anos de existência que possui métodos próprios de diagnóstico energético.

 

Esta ciência empírica tem caráter preventivo e sistêmico: leva em consideração a pessoa como um todo e não apenas seus sintomas isolados. Consistindo na estimulação de pontos do corpo humano através de instrumentos apropriados (agulhas), com a finalidade de promover e restaurar as funções dos tecidos e órgãos.

 

A partir de seu diagnóstico próprio (a Diferenciação de Síndromes Energéticas), a acupuntura é utilizada para restabelecer o livre fluxo de Qi (energia) e de sangue no organismo, mostrando-se altamente eficazes no tratamento de desarmonias agudas ou crônicas.

SE - Experiência Somática

Experiência Somática é uma abordagem psicobiológica para o tratamento de ansiedade e estresse pós-traumático.

O método Somatic Experiencing® foi desenvolvida pelo Dr. Peter A. Levine médico e PhD em Psicologia e Biofísica Médica, a partir da observação de que, embora ameaçados de modo rotineiro, os animais selvagens raramente são traumatizados, e isto porque utilizam mecanismos inatos para descarregar os altos níveis de energia que foram ativados no Sistema Nervoso: após a execução de comportamentos defensivos (lutar e fugir), voltam ao estado original de equilíbrio.

Embora o ser humano possua os mesmos mecanismos inatos de regulação de seu organismo, estes são frequentemente inibidos pela parte "racional" de nosso cérebro, o que impede que ocorra a descarga completa da ativação mobilizada para a sobrevivência. A energia não liberada 'molda' e 'alimenta' sintomas diversos e a pessoa vive como se ainda estivesse vivenciando a situação original percebida como ameaçadora.

Segundo Peter Levine o trauma é fisiológico e é uma espécie de paralisia (imobilidade tônica) que ocorre quando as respostas de luta e fuga não podem ser completadas numa situação de ameaça à vida.

Experiência Somática vai ajudar o cliente a tornar o seu Sistema Nervoso mais resiliente através da modificação da base fisiológica dos sintomas de estresse pós-traumático. Restaurando assim, seu equilíbrio interno, melhorando sua adaptação a situações estressantes futuras, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar em atividades da sua vida. A pessoa é ajudada a completar as respostas fisiológicas que ficaram "congeladas" no momento traumático, e assim descarregar a energia de alta ativação que acompanhou num momento de medo intenso.

Peter Levine desenvolveu uma abordagem essencialmente naturalista. É através desses recursos que nós, seres humanos, podemos restaurar o equilíbrio e retomar a vida em sua potência realizadora de si mesma, após termos sido atingidos por experiências devastadoras.

É especialmente indicado para o tratamento de Estresse Pós-Traumático decorrente de situações habitualmente reconhecidas como traumáticas - acidentes, procedimentos cirúrgicos, complicações pré e peri-natais, violências diversas, doenças graves, desastres naturais, acidentes de carro, assaltos, perdas afetivas entre outras situações. Mas também, podem decorrer de acontecimentos aparentemente insignificantes, desde que o "susto" não tenha sido completamente descarregado, podendo até paralisar sua vida.

 

Com esse tratamento é possível retomar a autorregulação, que é a capacidade inata do organismo se regular.

Portanto, não apenas eficaz, a abordagem SE é ao mesmo tempo precisa e delicada, coesa e bela que respeita o tempo do cliente de uma forma profunda e, ao mesmo delicada para que possa ocorrer a renegociação ou resolução do trauma de uma forma gradual, gentil e hábil.

Massagem Terapêutica

A Massagem é o termo usado para designar manipulação dos tecidos moles do corpo (músculos e fáscias).  Estas manipulações são efetuadas com as mãos e conduzidas com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular, respiratório, sobre a circulação sanguínea e linfática, podendo provocar conforto e relaxamento.

Para a execução da massagem podemos utilizar óleos essenciais ou cremes, assim se aquece o corpo, melhorando a circulação sanguínea (hipertermia).

A massagem além de trazer benefícios pro corpo tem um efeito relaxante principalmente para aquelas pessoas que tem alto nível e estresse e ansiedade, auxiliando na melhora do humor e reduzindo as tensões do dia a dia. Dentre os efeitos fisiológicos podemos citar: a melhora da circulação, alivio da dor muscular, redução do estresse, estimula circulação linfática auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, libera aderências de tecidos melhorando a saúde e o bem estar do indivíduo.

É um serviço realizado de forma individualizada, com ambiente aconchegante, propiciando uma melhor qualidade no atendimento.

Liberação Miofascial

É um recurso utilizado pelo fisioterapeuta que consiste em uma manobra de bombeamento sucessivos direcionado a um segmento corporal com o intuito de liberar as fascias, podendo atingir as porções mais profundas dos tecidos.

A dor gerada pela tensão miofascial têm como origem primária a restrição tecidual e consequente diminuição do arco de movimento de uma articulação.

Na região cervical, por exemplo, a tensão gerada por músculos vertebrais, pré-vertebrais e acessórios da respiração podem contribuir muito para o desequilíbrio postural e originar patologias musculares como os pontos gatilhos miofasciais (síndrome da dor miofascial).

Os benefícios da terapia são: alívio de dores (crônicas, tensionais, pós-treino, patológicas, etc.), relaxamento muscular, aumento da mobilidade articular, melhora na capacidade de contração muscular, prevenção de lesões e doenças musculares crônicas.

Para os atletas, proporciona a melhora de rendimento, maior facilidade na nutrição muscular acelerando a remoção de metabólitos, melhora da propriocepção e consciência corporal. Pode ser indicada tanto no pré quanto no pós-treino, cada um com uma finalidade diferente.

No pré-treino é mais usada para diminuir a fadiga muscular, melhorar a flexibilidade e execução dos exercícios. No pós-treino, para redução da dor muscular e relaxamento.

A aplicação da técnica pode ser incômoda. Às vezes tende a ser dolorida pela existência de pontos tensionados ou dolorosos. No entanto, a sensação de alívio que a sucede é tanta, que vale a pena todo o esforço.

A liberação miofascial é realizada por profissionais com formação especifica que utilizam técnicas instrumentais associadas como a ventosaterapia, crochetagem e raspadores miofasciais em polietileno (estes, provocam menor desconforto em relação ao de metal).

Drenagem Linfática

É a técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo a trabalhar de forma mais acelerada.

Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquidos, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

 

RPG

A Reeducação Postural Global - RPG é um método indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias como dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares.

A RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. 

Uroginecologia

A Fisioterapia Uroginecológica e Obstetrícia é uma especialidade da Fisioterapia que trabalha com a prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas ao assoalho pélvico de ambos os sexos.

Existem cerca de 13 músculos nessa região que desempenham diversas funções no nosso organismo como sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), controlar a urina e fezes, e contribuir para uma atividade sexual prazerosa, além de favorecer a saída do bebê do corpo da mãe no momento do parto.

Nutrição Clínica e Esportiva

Nas últimas décadas, o Brasil é o pais que mais vem crescendo com problema de obesidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade está apontada como um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Estima-se que pelo menos 50% da população está em estado nutricional de sobrepeso e obesidade.

Esses dados que vem crescendo ao longo tempo, reforçando a importância do profissional de nutrição na sociedade, orientando ou incentivando uma boa alimentação.

A inserção da Nutrição como forma de integrar e cuidar ainda mais da saúde e mostra a importância do papel do nutricionista para promover saúde e bem-estar. Estamos trabalhando com dois âmbitos da nutrição: Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva.

Please reload

Fale conosco!

83 3243-7585

83 9 8804-5298

clinicaequilibrio@ymail.com.br

Visite-nos!

Rua João Vieira Carneiro, 931

Bairro dos Estados CEP: 58031-080

João Pessoa/PB

  • White Instagram Icon
© 2019 Equilíbrio Centro de Terapias e Reabilitação - Todos os direitos reservados
Aceitamos os convênios: