Tratamentos para Lombalgia

Sua lombar dói? Essa dor pode ou não se tornar crônica e suas causas são inúmeras, entre elas podemos enumerar: doenças inflamatórias, degenerativas, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumatológica e sinais de degeneração dos componentes da coluna.

Dor lombar - também conhecida como lombalgia, possuí diversos tipos de tratamentos que variam de acordo com a avaliação cinético funcional do paciente.

Muitas vezes, a dor lombar tem como origem primária a tensão na fáscia (tecido que recobre o músculo) que pode levar a restrição tecidual e consequente diminuição do movimento.

A mobilização e manipulação articular são recursos conservadores para o tratamento da dor, restrição de movimento e outras disfunções musculo - esqueléticas.

A Fisioterapia para o tratamento da lombalgia tem como principais objetivos:

☑ Aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor;

☑ Diminuir o espasmo muscular;

☑ Aumentar a flexibilidade de tecidos conectivos macios (músculo, fáscia, cápsula, ligamentos e tendões).

A liberação miofascial  manual e a instrumental são técnicas utilizadas pela Fisioterapia para o alívio da dor lombar. Visa relaxar e reduzir a tensão muscular, proporcionando assim o alivio de dores (crônicas, tensionais, pós treino, patológicas...), maior mobilidade articular e melhor capacidade de contração muscular.

Dentre os recursos que podemos utilizar está a ventosaterapia que consiste na aplicação de copos através de sucção, criando um vácuo que estimula a circulação sanguínea local, liberando as toxinas existentes no sangue. Com a finalidade de nutrir músculos, aliviar tensões e dores musculares e articulares. Este, é um recurso da terapia manual que mescla pressão (ventosa estática) e deslizamentos manual com instrumentos (ventosa dinâmica) que favorecem a liberação de tensões de tecidos moles.

A técnica requer o reconhecimento da área e trajetos de resistências e tensões musculares, pois necessita do biofeedback do corpo do paciente para determinar a duração, intensidade e direção da pressão exercida sobre o tecido.

Lembre-se: É fundamental conversar com seu Fisioterapeuta para tirar qualquer dúvida em relação ao atendimento.

Quer saber mais sobre os tratamentos para lombalgia? Você sente alguns desses sintomas?