Dor no ombro?

 

Conheça a Síndrome do manguito rotador!

 

 

O manguito rotador  é formado por quatro músculos localizados na região do ombro, são eles: subescapular, supra espinhal, infra espinhal e redondo menor, cujos tendões se fundem e constituem o que chamamos de manguito rotador.

 

Esses músculos promovem  os  movimentos  e  estabilidade  desta articulação, as lesões do manguito rotador são frequentemente causas de dor no ombro, incluindo as tendinites, rupturas parciais e totais dos tendões do manguito.

 

A dor no ombro pode ser causada pelo uso excessivo do membro em elevação durante atividades esportivas ou de trabalho, pela presença de esporões ou ainda pela fraqueza dos músculos do manguito rotador, levando a micro traumas e degeneração.

 

Os sintomas mais comuns são as dores que podem surgir em repouso ou após os esforços e a limitação funcional, que prejudicam o desempenho das atividades do dia-a-dia e laborais. O tratamento desta patologia frequentemente se baseia no método conservador ou cirúrgico.

 

O  método conservador envolve as prescrições médicas com medicamentos adequados para cada caso e fisioterapia. O tratamento fisioterapêutico é especifico e individual conforme o quadro clinico apresentado, buscando o alivio da dor, melhora da amplitude dos movimentos e da força muscular para permitir maior funcionalidade ao membro acometido.

 

 

 

Alguns recursos que podem fazer parte deste programa de reabilitação, após devida avaliação e identificação do quadro, são os recursos analgésicos como o TENS, compressas de gelo (crioterapia), liberação das tensões musculares (liberação miofascial), bem como exercícios para ganho de flexibilidade e amplitude de movimentos (alongamentos e tração).

 

 

 

Após o controle da dor e da melhora da mobilidade, a fisioterapia deverá fortalecer gradualmente a musculatura do grupo manguito rotador e a musculatura abdutora de ombros (deltoide). Para prevenir o agravamento desta lesão é importante que ao sentir a dor ou dificuldade na mobilidade do ombro, procurar tratar a patologia no seu início quando pode ser reversível. E também indispensável tratar outras patologias, tais como instabilidades, retrações e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária e dificultar a reabilitação.

 

Para se prevenir desta lesão as pessoas deverão reeducar suas atividades e hábitos diários, evitando permanecer longos períodos com os braços elevados acima da cabeça e cuidar principalmente com a elevação de cargas excessivas. Sabemos hoje que a boa força muscular é fundamental para a função normal do corpo e manutenção da mobilidade corporal, portanto, se exercitar regularmente respeitando a condição física de cada um é um diferencial das pessoas que preservam a saúde e uma boa qualidade de vida.

 

 

       

Quer saber mais sobre dor no ombro? 

Entre em contato conosco e marque agora uma consulta.

  

 

 

 

Please reload

Fale conosco!

83 3243-7585

83 9 8804-5298

clinicaequilibrio@ymail.com.br

Visite-nos!

Rua João Vieira Carneiro, 931

Bairro dos Estados CEP: 58031-080

João Pessoa/PB

  • White Instagram Icon
© 2019 Equilíbrio Centro de Terapias e Reabilitação - Todos os direitos reservados
Aceitamos os convênios: