Hidroterapia para prevenção de quedas em idosos

O envelhecimento traz consigo a redução da força muscular e associado a diminuição do nível de atividade física, contribuí para alterações funcionais e do equilíbrio em idosos, aumentando assim, o risco de quedas.

Outros fatores relacionados ao ambiente, tais como iluminação precária, superfícies instáveis para deambulação, tapetes soltos, degraus altos ou estreitos, também contribuem para quedas e incapacidades.

No Brasil cerca de 30 a 60% dos idosos caem ao menos uma vez por ano e o risco de cair vai aumentando com a idade. A Fisioterapia possui muitos recursos para trabalhar o equilíbrio e a melhora da funcionalidade no idoso, entre estes se destacam os exercícios terapêuticos na água, também chamados de Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática.

A ocorrência de muitos sintomas como dor, fraqueza muscular, alterações de equilíbrio, obesidade, doenças articulares, alterações na marcha, dentre outros, dificultam a realização dos exercícios em solo, ao contrário dos exercícios realizados no meio aquático, onde há diminuição da sobrecarga articular, menor risco de quedas e lesões.

Entre os diversos benefícios da Hidroterapia para os idosos pode-se destacar:

• Melhora do equilíbrio e da força muscular;

• Aumento da amplitude dos movimentos articulares;

• Alívio da dor;

• Melhora no desempenho das atividades de vida diária.

Desta forma, a Hidroterapia é considerada o tratamento ideal para os idosos, reduzindo o risco de quedas, proporcionando maior independência funcional e melhora da qualidade de vida.

Quer saber mais sobre Hidroterapia?