Preparando o corpo para o Carnaval

Em todo o país, nos próximos dias, o clima de folia irá tomar conta das ruas, são alguns dias de animação intensa seja ela atrás do trio elétrico, do carro alegórico, subindo e descendo ladeiras ou atrás dos bloquinhos de rua.

 

Por isso, é importante redobrar as atenções com o seu corpo, evitando lesões e dores musculares após esses dias intensos. E o que podemos fazer?

 

Alongue- se!!!

 

Já ouviu falar em alongamentos? São exercícios destinados a relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física com o objetivo de aumentar a flexibilidade muscular, ou seja, provoca maior mobilidade de uma articulação. Sendo portanto uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

 

E o melhor, qualquer pessoa pode fazer independentemente da idade e da flexibilidade, observando sempre suas limitações. Quando feitos de maneira correta, os alongamentos trazem uma série de benefícios, tais como:

 

  • Relaxamento do corpo;

  • Redução das tensões musculares;

  • Maior consciência corporal;

  • Prevenção de lesões;

  • Prepara o corpo para atividade física;

  • Ativa a circulação.

E para um bom alongamento a respiração é o princípio fundamental, pois é ela quem dá ritmo ao exercício. Ao realizar o alongamento, ela deve ser lenta e profunda, e quando realizamos a expiração (colocar o ar para fora) aproveitamos para aumentar a intensidade do exercício.

 

Devemos lembrar que é importante respeitar os limites do seu corpo, ao forçar um alongamento poderá causar lesões nos músculos e tendões. O primordial é aumentar progressivamente o alongamento. O alongamento deve ser sempre orientado por um profissional capacitado:

  • Inicie o alongamento até sentir uma tensão no músculo;

  • Mantenha-se na posição por 30 segundos e retorne a posição inicial;

  • Ao realizar os movimentos, mantenha-o sempre lentos e suaves;

  • O ideal é realizar até 3 (três) repetições para cada alongamento.

Outra dica importante é lembrar de se hidratar, pois a hidratação também é muito importante para o músculo. Ele também é composto por água e a desidratação prejudica seu funcionamento. Se é para se sair como um profissional do samba, vale a pena também beber água durante o bloco.

 

A alma pode ser de carnaval, mas o corpo exige cuidados. Agora... é só fazer sua programação e #partiucarnaval

 

 

  

 

 

 

  

 

 

 

 

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