Início das aulas. E agora? Que mochila comprar?

 

 

Sempre, no início do ano, surgem as dúvidas e preocupações no momento de escolher a mochila escolar. Preocupação pertinente, uma vez que a permanência demasiada numa posição incorreta pode trazer sérios prejuízos a saúde dos nossos pequenos.

 

Se você ainda não fez a escolha da mochila, o primeiro passo é observar a postura do seu filho. Perceba se existe assimetrias, se um ombro está mais alto que outro, se o tronco está mais inclinado para um dos lados, se existe algum desvio na coluna e nas costas.

 

Se a resposta for sim para uma dessas questões, procure um especialista, pois seu filho provavelmente tem escoliose. Escoliose significa um desvio lateral da coluna vertebral, acompanhado ou não de rotação de vértebra. Doença silenciosa, pois não causa dor e que tem uma evolução muito rápida no estirão de crescimento, fixando a deformidade.

 

O tratamento deve ser realizado precocemente, antes que os ossos estejam estruturados, por isso temos que agir atentamente no diagnóstico e na prevenção de má postura.

 

 

Segue algumas orientações com relação a mochila e a posição de carregá-la:

 

  1. O modelo ideal é a mochila de duas tiras, que deve ser leve e não ultrapassar 10% do peso da própria criança, ou seja, se ela pesa 40 kg, o material escolar não pode ter mais de 4 kg; 

  2. As tiras devem ser acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros;

  3. Se possível, optar por mochilas que tenham um cinto regulável na altura da barriga, para evitar que a mochila balance. Esse modelo ajudar a dividir o peso entre os ombros e a zona lombar.

  4. A mochila de rodinha só deve ser opção para crianças que carregam muito peso e que as escolas não disponibilizam armários pessoais para uso. Elas devem ser compradas observando a faixa etária indicada, com o cabo um pouco abaixo da cintura e com a postura ereta ao puxar.

Por fim, aos pais, oriento que organize o material escolar de seu filho evitando que a criança carregue volume desnecessário. Coloque as coisas mais pesadas no fundo e junto às costas da criança. Oriente-o a usar sempre as duas tiras das mochilas nos ombros e tencioná-las para que a mochila fique bem junto ao corpo, alinhada e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura.

 

Os pequenos cuidados no dia-a-dia fazem toda diferença na conquista de uma #VidaEmEquilíbrio 💙

 

#RPG #ReeducaçãoPosturalGlobal #Postura #Fisioterapia #Escoliose #DicasDeSaúde #VoltaAsAulas #ClínicaEquilíbrio #10Anos 

 

   

 

 

  

 

 

 

 

Please reload

Fale conosco!

83 3243-7585

83 9 8804-5298

clinicaequilibrio@ymail.com.br

Visite-nos!

Rua João Vieira Carneiro, 931

Bairro dos Estados CEP: 58031-080

João Pessoa/PB

  • White Instagram Icon
© 2019 Equilíbrio Centro de Terapias e Reabilitação - Todos os direitos reservados
Aceitamos os convênios: